Para viver cada vez melhor na Vila

Allegro Ma Non Tropo

Produção de Zaqueu Augusto de Carvalho

Locução de Rossana Maria

Aqui na RÁDIO MADALENA

Allegro ma non tropo nº19
O lirismo de Grieg: Edvard Grieg, sem dúvida o maior compositor norueguês, inspirou-se nas melodias e canções de seu país. O lirismo romântico de suas obras, quase sempre lembram florestas de pinheiros, montanhas, fiordes. As Suites Peer Gynt nº 1 e nº 2, e seu concerto para piano opus 16, na brilhante interpretação de Nelson Freire, presentes neste programa, ilustram bem a sua genialidade.
31 out 2022


Debussy e o impressionismo

Debussy, o impressionista Claude Debussy foi um compositor que promoveu radicais inovações dentro da cena musical francesa e mundial no final do século 19. Embora considerado impressionista, adotou vários idiomas e movimentos, inclusive da Espanha e do Extremo Oriente, mostrando seu interesse pela contemporaneidade. Em vida, afirmou: “A música não precisa fazer as pessoas pensarem, basta fazê-las escutar”. Ouçam “Clair de Lune”, “Prelude à l’après-midi d’un faune”, e outras obras primas deste gênio.
20 maio 2023

Richard Strauss, compositor e maestro alemão, é considerado um dos mais destacados representantes da música entre o final da era romântica e a primeira metade do século XX. Gênio precoce, antes de completar dez anos já havia escrito uma serenata para instrumento de sopro, e aos 21 anos tornou-se regente titular da ópera de Viena. Em sua longa carreira de compositor tornou-se célebre pelas óperas Salomé e Elektra, além de varios poemas sinfônicos, dos quais ouviremos “Til Eulnespiegels”, “Don Juan, e o concerto para trompa nº 1, com a Orquestra Sinfônica de Chicago, sob regência de Daniel Baremboim, com o solista Dave Clevenger.
08 janeiro 2024

Allegro ma non troppo nº 16 O piano, o violino e o oboé são os instrumentos musicais favoritos nos concertos de música erudita do mundo todo. Neste programa ouviremos peças de Franz Liszt, Salvatore Paganini e Antonio Pasculli, na interpretação do pianista Nelson Freire, do violinista Salvatore Accardo, e do oboista Christoph Hartmann, cujo talento e sensibilidade exaltam a criatividade desses compositores consagrados.
28 mar 2022

Programa nº 17
Allegro ma non troppo: “Haydn, Mozart, Verdi, Carlos Gomes, Rossini, Chico Buarque. O que esses compositores têm em comum? Escreveram óperas, todas famosas, geniais, e em comum possuem belas aberturas instrumentais, tais como a abertura da ópera “O Guarani”, da “Flauta Mágica”, do “Barbeiro de Sevilha”, “Calabar”, e muitas outras presentes neste programa. Todas magistralmente interpretadas por orquestras de primeira grandeza, e com certeza, encantarão nossos queridos ouvintes!”

Programa Allegro ma non tropo nº18 – Heitor Villa Lobos.
Heitor Villa-Lobos compôs mais de mil obras, dentre elas 12 sinfonias, música de câmara, operas, choros, e é considerado a personalidade mais criativa do século XX da música erudita brasileira. O dia de seu nascimento, 5 de fevereiro, é comemorado no Brasil como o “Dia Nacional da Música Clássica”. Impossível descrevê-lo em um único estilo musical, “Meu primeiro livro foi o mapa do Brasil. O Brasil que eu palmilhei, cidade por cidade, estado por estado,floresta por floresta, perscrutando a alma de minha terra”, como afirmou uma vez. “Floresta do Amazonas”, “Trenzinho Caipira”, “Cantilena”, a “Semana de Arte Moderna de 1922”, ouçam estas obras, escutem o som de nossa terra…
04 set 2022

Franz Schubert e a melodia – 04 dez 2021

Nascido numa família musical, Franz Schubert já aos 17 anos atingiu a maturidade na composição. Em sua breve vida, pois faleceu aos 31 anos, tornou-se um dos maiores compositores do romantismo alemão. É hoje comparado, pela crítica especializada, com Beethoven e Brahms, em especial por sua imaginação rica e variada, presentes em peças como a Serenata, o quinteto A Truta e a sinfonia Trágica.

Nelson Freire

Qual o mistério que torna um pintor de paredes em Alfredo Volpi? E uma obscura cantora grega que se transforma na diva absoluta, Maria Callas? Ou, mais surpreendente, um menino de quatro anos que dá seu primeiro concerto, tocando Mozart, e ao longo de sua carreira, até os setenta e sete anos é aclamado no mundo todo como um dos maiores pianistas do século XX? Sim, ele existiu, é brasileiro, se chama Nelson Freire, e neste programa nossos queridos ouvintes poderão sentir e compreender o motivo de seu eterno sucesso.

28 dez 2021

Allegro ma non Troppo 15

Joan Sutherland, Renata Scotto, Maria Callas – três divas do bel canto, do verismo, revolucionaram a ópera nas décadas de 1950, 1960, com suas vozes sublimes e excelentes habilidades interpretativas. Deixaram-nos um legado eterno em gravações, das quais ouviremos as árias Casta Diva, Sempre Libera, Non si Da Folia Maggiore, e outras mais…

ALLEGRO MA NON TTROPO traz Franz Joseph Haydn, um dos mais importantes compositores do período clássico. Personifica o chamado “classicismo vienense” ao lado de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven. A posteridade apelidou este grupo como “Trindade Clássica Vienense”.

Mozart, o gênio maior
Aos cinco anos de idade, Mozart compôs suas duas primeiras peças musicais, e somente parou de criar obras-primas no final de sua curta vida, aos 35 anos. E então tornou-se o mais amado artista do planeta Terra. – 12 set 2021

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP – comemora em sua temporada de 2022, a Semana de Arte Moderna de 1922, ano em que Gilberto Mendes nasceu. Suas composições inspiraram-se em Heitor Villalobos, Mário “Macunaima” de Andrade, e tantos outros participantes desta que foi a semente seminal da renovação artística no país. Ouçam suas belas obras com a mente aberta para novos sons.
14 out 2021