Para viver cada vez melhor na Vila
Vaia Viva 600x600

Vaia Viva

Cultura e Comportamento

O programa VAIA VIVA comenta as relações entre cultura e comportamento, tendo em vista não apenas as artes mas, também, os comportamentos do cotidiano, regidos pelas tradições, pelos hábitos e pelas ideologias. Estamos interessados nas relações entre ética e estética. O contexto em que o programa se apresenta é o da crítica ao que o neofascismo brasileiro e mundial apresenta como guerra cultural. Comentamos diversas manifestações da cultura e do comportamento, ora analisando as expressões neofascistas, ora comentando obras e autores que são boas referências para a audiência. Da equipe fazem: parte artistas, críticos da cultura, psicanalistas e historiadores.

Concepção e edição: Fernanda Carlos Borges
Equipe de conteúdo: Fernanda Carlos Borges, Cândida Almeida, Maria Cláudia Bonadio, Marcos Pecci e Ruy Filho.

O FUTURO É MILITÂNCIA
No Vaia Viva desta semana conversamos sobre o boicote promovido por grandes empresas internacionais contra as páginas de ódio e fakenews no facebook, com o apoio de organizações da sociedade civil. Conversamos sobre o papel do Estado na regulação do ódio e das mentiras publicadas. Depois pensamos sobre como a insuficiência de futuro, hoje, faz do sonho da juventude a própria militância.

ROCK DE DIREITA

ROCK DE DIREITA
Nesta edição do Vaia Viva conversamos sobre os fãs do rock que querem curtir o som, mas não gostam das manifestações políticas nos shows dos roqueiros. Assim como sobre os roqueiros que viraram à direita. Para isso, Convidamos para esta conversa a Maíra Zimmerman, historiadora e pesquisadora sobre cultura da juventude e professora no curso de moda da FAAP.

O FASCISMO EM CAMISAS VERDES – DO INTEGRALISMO AO NEOINTEGRALISMO
Conversamos com os autores do recém lançado livro O fascismo em camisas verdes, do integralismo ao neo integralismo, Leandro Pereira Gonçalves e Odilon Caldeira Neto, professores no departamento de história da Universidade federal de Juiz de Fora. Nestes tempos em que vivemos, é importante compreender a origem e a evolução do fascismo brasileiro que hoje se expressa na política brasileira e cujo integralismo é a sua expressão mais organizada.