Para viver cada vez melhor na Vila
Homenagem a Luíza Erundina e Paulo Freire.mp4_snapshot_02.51.42

Homenagem a Luiza Erundina e Paulo Freire

30 ANOS DA PREFEITURA DE SP

Na RADIO MADALENA

Este é um programa especial da editoria do Programa Educação em Revista da Radio Madalena, que tem por objetivo divulgar o mais amplamente possível o evento em homenagem à Luiza Erundina e ao educador Paulo Freire, realizado no auditório da Uninove na tarde do sábado, 26 de outubro de 2019, em São Paulo.

A iniciativa foi das Equipes da Educação da gestão de Erundina e da Radio Madalena, em comemoração aos 30 anos do seu governo na Prefeitura de São Paulo.

A íntegra do evento, cerca de três horas, você poderá assistir em vídeo no Canal do Youtube da Radio Madalena, (https://youtu.be/587GfPV_6t0) com participações do nível de Marilena Chauí, Mario Sergio Cortella, Selma Rocha, Daniel Cara e vários outros educadores e educadoras. Inscreva-se no Canal e acompanhe nossos vídeos.

E é muito importante saber também que essa iniciativa não se encerrou com esse evento.

Várias Mesas de Memória e entrevistas estão sendo gravadas com diversas equipes que participaram da gestão Erundina e serão editadas e apresentadas, no próximo ano, como programas da Rádio Madalena. Aguarde.

 

EDUCAÇÃO EM REVISTA APRESENTA O PROGRAMA ESPECIAL: HOMENAGEM A LUIZA E PAULO FREIRE 30 ANOS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
Estatuto do Magistério /Regimento Comum das Escolas Municipais.
A Roda de Memória faz parte das comemorações dos 30 anos da gestão democrática e popular do Partido do Trabalhadores com Luiza Erundina, Paulo Freire e Prof. Mario Sérgio Cortella na Secretaria Municipal de Educação, na cidade de São Paulo, nos anos de 1989 a 1992
Nessa Roda de Memória trazemos o registro do processo de discussão e as conquistas do Estatuto do Magistério e do Regimento Comum das Escolas Municipais de São Paulo.
Esse programa foi produzido graças a parceria da Rádio Madalena com o Coletivo Paulo Freire.

mario sergio

RODA DE MEMÓRIA: A política de educação de Jovens e Adultos (EJA) na gestão de Paulo Freire / Mário Sergio Cortella em São Paulo de 1989 a 1992
Essa roda de memória faz parte das comemorações dos 30 anos da gestão democrática e popular de Luiza Erundina, com Paulo Freire e Prof. Mário Sérgio Cortella na Secretaria Municipal de Educação, na cidade de São Paulo, nos anos de 1989 a 1992.
Como desdobramento desse ato, foram realizadas rodas de memória e entrevistas individuais com educadores que pensaram e desenvolveram ações e projetos para implementar as quatro grandes prioridades da secretaria da educação: democratizar a gestão escolar; garantir o acesso às escolas das crianças e adolescentes; melhorar a qualidade da educação e garantir a educação dos jovens e adultos da cidade.

Homenagem a Luíza Erundina e Paulo Freire.mp4_snapshot_02.51.42

EDUCAÇÃO EM REVISTA – HOMENAGEM A LUIZA ERUNDINA E PAULO FREIRE 30 ANOS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
Os depoimentos de Regina Inês Villas Boas Estima, Maria Suemi Salvador, Amélia Ferreira Santana, Suely Farah e Miriam Ramirez dos Reis trazem para os ouvintes da Rádio Madalena a POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS na gestão Luíza Erundina e Paulo Freire (1989-1992), um dos eixos prioritários de governo.

EDUCAÇÃO EM REVISTA – HOMENAGEM A LUIZA ERUNDINA E PAULO FREIRE 30 ANOS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
Entrevista com Selma Rocha, professora da Faculdade de Educação da Universidade São Paulo, ex secretária de Sto André, ex-diretora da Fundação Perseu Abramo, foi do Conselho Nacional de Educação até 2020. Selma trabalhou no Gabinete do governo de Luiza Erundina como assessora parlamentar, responsável na Câmara Municipal para a discussão do Projeto de Lei do Estatuto do Magistério.

EDUCAÇÃO EM REVISTA – HOMENAGEM A LUIZA ERUNDINA E PAULO FREIRE 30 ANOS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
Entrevista com Sonia Maria Portella Kruppa, professora da Faculdade de Educação da Universidade São Paulo. No governo de Luiza Erundina, pelo PT, foi chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo nas gestões Paulo Freire e Mário Sergio Cortella.

Entrevista com Zoraide Inês Faustinoni da Silva – professora, pedagoga e mestre em Filosofia da educação pela PUC/SP.
Trabalhou no ensino municipal de São Paulo como professora e coordenadora pedagógica.
Foi diretora da Divisão de Orientação Técnica de Educação Infantil e alfabetização da Diretoria de Orientação Técnica (DOT) da Secretaria Municipal da Educação (SME).

Ela conta para os ouvintes da Rádio Madalena o que foi o Trabalho com grupos de formação na gestão de Luiza Erundina e Paulo Freire (1989-1992).

EDUCAÇÃO EM REVISTA – HOMENAGEM A LUIZA ERUNDINA E PAULO FREIRE 30 ANOS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO
Entrevista com Mário Sérgio Cortella – professor doutor da Pontifícia Universidade Católica é autor de inúmeros livros abordando questões educacionais, ética, multiculturalidade, entre muitos temas. Em 1989, no processo de estruturação da equipe da Secretaria da Educação durante o governo Luíza Erundina, foi convidado por Paulo Freire, para compor o quadro de educadores que deveria fazer frente às muitas mudanças que a rede municipal conheceria nesses anos. Assumiu o cargo de Secretário Municipal de Educação (1991 a 1992).

Homenagem a Luiza Erundina e Paulo Freire: hoje com Pedro Pontual, doutor em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP ; atuou como educador popular junto a diversos movimentos sociais e ONGs desde os anos 70; trabalhou com Paulo Freire quando Secretário da Educação da cidade de São Paulo; tem diversas publicações nos temas de movimentos sociais, participação social e educação popular, é atualmente Professor Visitante da UNIRIO do PPGEdu; Presidente honorário do CEAAL Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe e pesquisador do GT de Educação Popular e Pedagogias Críticas da CLACSO. Foi Secretario Municipal de Participação e Cidadania das Prefeituras de Santo André e Embú das Artes em SP e Diretor de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da Republica de 2011 a 2014 no Governo Dilma Rousseff.

EDUCAÇÃO EM REVISTA – HOMENAGEM A LUIZA ERUNDINA E PAULO FREIRE 30 ANOS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Entrevista com Meyri Venci Chieffi – professora e coordenadora pedagógica , pedagoga, com pós graduação em Supervisão e Currículo pela PUC/SP.

Foi diretora da Divisão de Orientação Técnica das Escolas de 1° e 2° Graus da Diretoria de Orientação Técnica (DOT) da Secretaria Municipal da Educação (SME)Ela conta para os ouvintes da Rádio Madalena o que foi o Movimento de Reorientação Curricular na gestão Luiza Erundina (1989-1992).

EDUCAÇÃO EM REVISTA – HOMENAGEM A LUIZA ERUNDINA E PAULO FREIRE 30 ANOS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Entrevista com Regina Inês Villas Boas Estima – professora alfabetizadora e de Geografia, coordenadora e diretora escolar, mestre em educação pela Universidade São Paulo (USP).

Regina Inês foi diretora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Divisão de Orientação Técnica (DOT) da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ela conta para os ouvintes da Rádio Madalena o que foi a política de Educação de Jovens e Adultos na gestão Luiza Erundina e Paulo Freire (1989-1992).

A política para jovens e adultos era dos eixos prioritários do governo, se caracterizou pela diversidade de atendimentos: nas escolas, em convênios com empresas e entidades das comunidades e em parcerias com outras secretarias.

A Rádio Madalena e os profissionais da área da Educação da Prefeitura de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina, promoveram uma plenária de homenagem a Luiza Erundina, e ao legado do Patrono da Educação, Paulo Freire.